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Referências
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As fontes utilizadas estão estruturadas por:
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Bibliografia
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A intenção é constituir uma bibliografia de referência que permita a compreensão de tecnologias disponíveis, mas
essencialmente discuta aplicações na área patrimonial e abordagens críticas nos campos da comunicação e história.
Livros:
- Tecnologia
- REALIDADE VIRTUAL
- KIRNER, Claudio, SISCOUTO, Robson, TORI, Romero (ed). Fundamentos e tecnologia de realidadade virtual e aumentada.
São Paulo: Interlab/EPUSP, 2006. 412p. (Pré-Simpósio SVR 2006)
(versão PDF)
- KIRNER, Claudio, TORI, Romero. Realidade virtual: conceitos e tendências.
[s.l.]: SBC, 2004. 354p. (Pré-Simpósio SVR 2004)
- MACHADO, Liliane, OLIVEIRA, Maria Cristina de, VALERIO, Antonio. Realidade virtual: fundamentos e aplicações.
São Paulo: Visual Books, 2002. 94p.
- EDUCAÇÃO
- MATTAR, João, VALENTE, Carlos. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007
- SOFTWARES (manuais)
BLENDER
- ALVES, William Pereira. Modelagem e animação com Blender. [São Paulo]: Érica, 2006.
- REINICKE, José Fernando. Modelando personagens com o Blender 3D. São Paulo: Novatec, 2008.
SKETCHUP
- GASPAR, João. Google Sketchup Pro 6: passo a passo. São Paulo: Vectorpro, 2008.
- Filosofia / Comunicação
- CADOZ, Claude. Realidade virtual. São Paulo: Ática, 1997. 112p.
- COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003. 319p.
Artigos:
- TIRELLO, Regina. A arqueologia da arquitetura: um modo de entender e conservar edifícios históricos.
REVISTA CPC, (3): nov.2006/abr.2007
(versão PDF)
- ______________. Registro do patrimônio arquitetônico com tecnologia multimídia: uma possibilidade de estudo
crítico e restauro eletrônico de bens culturais. In: EREG 2006 – ENCONTRO REGIONAL DE EXPRESSÃO
GRÁFICA, 5., 2006, Salvador. Anais. Salvador: EREG, 2006. CD-ROM (em preparação).
Dissertações e teses:
- Comunicação
- ALMEIDA, Luciana Ferreira de. Comunicação mediada por computador: ambientes virtuais imersivos na história dos dispositivos
de produção de imagem. Rio de Janeiro: ECO-UFRJ, 2004.
Doutorado em Comunicação e Cultura. Orientação: Paulo Roberto Gibaldi Vaz.
Disponível para download no site Visorama.
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Instituições
Grupos de pesquisa
Associações
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Projetos
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Projeto de difusão - 3D
Produtos - Panorama
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Eventos
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| 2008 |
- Computação gráfica: pesquisas e projetos rumos à Educação Patrimonial (Galeria Olido, São Paulo, SP, 04 a 06.11.08)
http://www.arquivohistorico.sp.gov.br
Organização: AHMWL/DPH/SMC/PMSP
| 2007 |
- Second Life: que negócio é esse? (Hotel Mofarrej, São Paulo, SP, 20.06.07)
http://www.info.abril.com.br/secondlife
Seminário O ambiente de negócios no Second Life
Organização: revista INFO (Abril)
- SRV 2007: IX Symposium on virtual and augmented reality (Petrópolis, RJ, 28 a 31.05.07)
http://svr2007.lncc.br
Organização: LNCC-Laboratório Nacional de Computação Científica (Petrópolis, cirado em 1980)
http://www.lncc.br
Patrocínio: SBC-Sociedade Brasileira de Computação
- Evento BeCubic: O 3D na indústria de embalagens (SENAI Mario Amato, SBC, 19.05.07)
http://www.becubic.com.br
| 2006 |
- 2. Evento BeCubic: O 3D no desenvolvimento de games (UNICSUL, SP, 16 e 17.12.2006)
Integrava Gamecon 2006
http://www.becubic.com.br
- 1. Evento BeCubic: O 3D no desenvolvimento de games (UCBEU, SP, 01.09.2006)
http://www.becubic.com.br
- SRV 2006: VIII Symposium on virtual reality (Fortaleza, 2006)
| 2004 |
- SRV 2004: VII Symposium on virtual reality (Centro Universitário Santo Amaro, SENAC, SP, 2004)
| 2003 |
- SRV 2003: VI Symposium on virtual reality (Fortaleza, 2002)
- Game o quê (Itaú Cultural, SP, 29.07 a 21.09.03)
Maquete eletrônica Paulista 1919
| 2002 |
- I Workshop de realidade virtual e visualização científica (COPPE, Rio de Janeiro, 2002)
- SRV 2002: V Symposium on virtual reality (Fortaleza, 2002)
| 2001 |
- SRV 2001: IV Symposium on virtual reality (Florianópolis, 2001)
| 2000 |
- SRV 2000: III Symposium on virtual reality (Gramado, 2000)
| 1999 |
- SRV 1999: II Symposium on virtual reality (Marília, 1999)
| 1997 |
- SRV 1997: I Symposium on virtual reality (São Carlos, 1997)
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Artes Visuais
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| 2008 |
| 2007 |
- Hype Apple (Paço das Artes, SP, 24.04 a 06.05.07) (cave)
José Wagner Garcia e Rejane Cintrão
Coppe-UFRJ
| 2006 |
| 2005 |
| 1999 |
- 2. Mostra Petrobrás de Realidade Virtual (Centro Cultural Cândido Mendes, RJ, jun.1999)
Participantes: André Parente (Visorama)...
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História
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Aplicações Comerciais
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3D
- Enesolutions (SP) - Projeto BeCubic (3D - VR - Games)
Dean Ivatchkovitch
MAQUETES ELETRÔNICAS
IMAGENS ESFÉRICAS
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Ensino
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Ensino - curta duração
- Alpha Channel (SP)
Curso de maquete eletrônica - dois módulos - Softimage XSI
Blender 3D
Realsoft 3D (animação)
- SESC SP (SP)
Cursos livres, de curta duração, gratuitos, em várias unidades, entre elas: SESC Pompéia
Instrutor: Francisco Ortiz - Blender (2006-2007)
- VectorPro (SP)
Cursos em:
VectorWorks
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