Deve-se manter um serviço educativo nos arquivos municipais?
Antes de refletir sobre a importância do serviço educativo em arquivos, apresentamos as definições desse tipo de serviço que encontramos em dicionários especializados.
No
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
Serviço educativo - 1 Conjunto de atividades pedagógicas realizadas com o objetivo de divulgar o acervo e iniciar o público na sua utilização. 2 Unidade administrativa encarregada do serviço de referência.
Serviço de referência - Conjunto de atividades destinadas a orientar o usuário quanto aos documentos relativos ao tema de seu interesse, aos instrumentos de pesquisa disponíveis e às condições de acesso e de reprodução.
No
Dicionário de Terminologia Arquivística:
Serviço Educativo - Modalidade de serviço de apoio cultural que visa iniciar o público escolar na utilização do arquivo.
Serviço de Apoio cultural - Serviço destinado a promover a divulgação do arquivo junto à comunidade, através de publicações, exposições, cursos, conferências e outras atividades.
Em seguida, destacamos dois itens, respectivamente o de nº.16 e nº. 21, do documento final apresentado no Congresso Internacional do Patrimônio Histórico e Cidadania, promovido pelo Departamento do Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, entre os dias 11 e 16 de agosto de 1991:
16 O patrimônio arquivístico municipal, em todos os seus suportes, é importante não apenas como garantia de eficiência e transparência administrativas, mas também como fonte inesgotável de conhecimentos e garantias dos direitos dos cidadãos. Por isso se recomenda que os municípios empreendam políticas de gestão de documentos, adotando sistemas municipais de arquivos e garantindo a sua organização, acesso público imediato conforme preceito constitucional aos seus acervos, sem qualquer cláusula de impedimento à circulação das informações.
[...]
21 As instituições que atuam nas áreas de preservação do patrimônio cultural devem promover uma política de divulgação de suas atividades e de esclarecimento de suas práticas e instrumentos de ação a fim de estabelecer amplos canais de comunicação com todos os segmentos da sociedade, de modo claro e direto.
Isto posto, observamos que as primeiras iniciativas desse serviço ocorreram na França, no Reino Unido e na Irlanda, no ano de 1950, e na Itália, no final da década de 70. Dois fatores se mostraram determinantes no favorecimento dessa evolução. O primeiro foi a questão do acesso à informação visto como um direito dos cidadãos e o segundo foi a formulação de uma educação adequada às transformações econômicas, sociais e políticas então em curso.
No Brasil, a discussão da metodologia da Educação Patrimonial durante a década de 1980 e sua aplicação pela museologia facilitaram o aparecimento dos serviços educativos nos museus. E esse exemplo foi logo seguido em arquivos, na busca de divulgação e valorização do patrimônio cultural. Existe hoje um crescente interesse por parte destas últimas instituições no serviço educativo e a presença das escolas nos arquivos é hoje uma realidade.
No caso específico do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, verificamos que ele guarda o testemunho da história administrativa do município de São Paulo, preservando parte significativa da memória paulistana.
A criação e implantação de um serviço permanente de ação educativa no Arquivo Histórico Municipal pretendeu aproximar a sociedade do acervo documental disponível, potencializando o seu uso, através da divulgação dos meios de acesso e orientando os consulentes sobre os procedimentos práticos para a realização da pesquisa.
A aproximação do arquivo municipal paulistano com a comunidade escolar (estudante e professores, do ensino médio e fundamental) tem como objetivo incentivar o uso do conteúdo dos documentos disponíveis na instituição como material pedagógico em sala de aula e fonte de informações para os trabalhos escolares.
O trabalho com documentos históricos é um recurso didático que favorece o acesso dos alunos a inúmeras informações, produzindo interrogações, comparações e a construção de um sem número de relações históricas.
Os principais objetivos do serviço educativo no Arquivo Histórico Municipal são:
- divulgar o conjunto de documentos do AHMWL entre um público ampliado;
- incentivar o interesse pela pesquisa histórica;
- promover a integração entre as atividades programadas pela rede escolar de ensino e o AHM;
- contribuir qualitativamente para a aprendizagem da História;
- estimular o gosto pela leitura e redação, através da freqüência a instituições arquivísticas;
- valorizar a preservação e a interpretação do patrimônio histórico documental;
- facilitar o acesso à informação e à prática da cidadania.
Antes de mais nada, o serviço educativo deve ter sua importância reconhecida dentro da própria instituição à qual pertence. Deve receber as condições necessárias para seu desenvolvimento, ter espaço e equipamentos apropriados para realizar as atividades e, principalmente, os trabalhos desenvolvidos devem ter continuidade de modo independente das injunções que ocorrem no âmbito político e administrativo.
O êxito das atividades do serviço educativo depende da integração com a escola e cabe ao professor conduzir os questionamentos, solicitar contraposições, destacar as contradições existentes entre os dados internos das fontes e entre esses e os provenientes de fontes diferentes. É o professor que sabe quais os conhecimentos prévios adquiridos em sala de aula e como estimular os alunos na comparação das novas informações para interpretar e abstrair os questionamentos pertinentes.
Esperamos que o nosso trabalho sempre se realize de modo a integrar todos os envolvidos: desde o Diretor do Arquivo e o diretor da Escola, passando pelos coordenadores, professores e alunos, até atingir os funcionários das instituições. E considerando as experiências pelas quais passamos, constatamos com facilidade que as atividades integradas são as mais enriquecedoras.
O que importa é dar continuidade às atividades e não deixar que o entusiasmo arrefeça diante das primeiras dificuldades. Estas existem de fato, mas podem ser superadas sempre que houver verdadeiro interesse na permanência, na expansão e no aperfeiçoamento do Serviço Educativo.
Silvana Regina Giglio de Almeida
Bibliografia
- ALBERCH FUGUERAS, Ramon;BOIX, Lurdes; NAVARRO, Natàlia; VELA, Susanna. Archivos y cultura: manual de dinamización. Espanha: Ediciones TREA,s.l., 2001.
- BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2004.
- ______; CAMARGO, Ana Maria de Almeida (coord.). Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo: AAB-SP, Secretaria de Estado da Cultura, 1996.
- DICIONÁRIO brasileiro de terminologia arquivística .Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232p.; Publicações Técnicas; nº 51.
Acesso para download:
http://www.portalan.arquivonacional.gov.br
- DOCUMENTO FINAL do Congresso Patrimônio Histórico e Cidadania. In: O DIREITO À MEMORIA: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, DPH, 1992. p.229-232.