Programa de capacitação: Guarda, organização e difusão do patrimônio documental
O Programa de Capacitação
Guarda, Organização e Difusão do Patrimônio Documental tem por
objetivo refletir sobre o lugar da memória na construção da sociedade atual e sobre os desafios do
trabalho de preservação, divulgação e reapropriação do Patrimônio Cultural. Pretende também
informar sobre as formas institucionais, públicas e privadas, de guarda da memória e discutir
conceitos atualizados relativos ao exercício do trabalho de preservação, organização, tratamento
arquivístico e divulgação de acervos documentais.
O curso iniciou-se em 11 de junho próximo passado e seu término está previsto para 10 de outubro próximo. Consta de 20 aulas, ministradas no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura, à Avenida São João, 473, 8º. andar, sempre nas duas primeiras segunda-feira e quarta-feira de cada mês, das 14h às 18h.
Destina-se a arquivistas, bibliotecários, conservadores, funcionários do Arquivo Histórico Municipal
Washington Luís, funcionários da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, instituições convidadas
que atuem na área de preservação de acervos e funcionários membros das Comissões de Avaliação de
Documentos da Comissão Central de Avaliação de Documentos da Prefeitura de São Paulo.
O programa constitui uma oportunidade de atualização conceitual e técnica e atende a necessidade de formação contínua, que promove o contato com a renovação de concepções, de conhecimento e de tecnologia empregados na preservação no campo da memória social.
A divulgação do curso mobilizou funcionários, não só da Secretaria Municipal de Cultura, mas de outras secretarias municipais, além de profissionais da área. Dado o interesse que despertaram os objetivos do curso e a temática dos cinco Módulos, foi grande a procura por vagas, o que excedeu às expectativas. Por ora, estuda-se a possibilidade de realização deste curso em outra oportunidade, pois mais de 120 pessoas não puderam ser atendidas.
O Arquivo Histórico Municipal Washington Luís/DPH, da Secretaria Municipal de Cultura, é beneficiário de patrocínio no PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO URBANO/PROGRAMA MONUMENTA – BID – UNESCO – IPHAN – MINC – GOVERNO FEDERAL, em projeto proposto e aprovado pelo Núcleo de Participação Local Pátio do Colégio – Boa Vista.
A cidade de São Paulo e sua arquitetura: projeto em andamento
Em regime de parceria, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP – e o
Arquivo Histórico Municipal Washington Luís estão informatizando parte da Série Obras Particulares e
do Fundo Particular Severo e Villares. Esse projeto denomina-se
A cidade de São Paulo e sua Arquitetura
e é financiado pelo Programa Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.
O projeto conta com assessoria técnico-arquivística para a capacitação de bolsistas no sistema, na definição dos critérios de amostragem e na indicação e seleção dos documentos para amostragem; principais itens da descrição documental e nomeação dos documentos eletrônicos, de acordo com sua classificação.
Projeto de residência, rua Maranhão n.52. 1906
Acervo: AHMWL/DPH/SMC
Já foram organizados cerca de 1700 processos de Obras Particulares relativos ao ano de 1906 e feita a medição e identificação de pranchas do Fundo Particular Escritório Técnico Ramos de Azevedo – Severo Villares.
Estudo para mobiliário do "novo mercado". Rua da Cantareira. 1932
Acervo: AHMWL/DPH/SMC
Sob a coordenação dos pesquisadores da FAUUSP, a equipe executora dos trabalhos ocupa as dependências do Edifício Ramos de Azevedo, sede do AHMWL.Compõem-se de sete bolsistas de Capacitação Técnica de Nível Superior, responsáveis pela organização dos processos, pela inserção dos dados no Sistema de Registro, Controle e Acesso ao Acervo (SIRCA) e pela reprodução fotográfica e digital dos desenhos.
Com a conclusão desta fase em agosto próximo, espera-se seja aprovada pela FAPESP a segunda fase do projeto, a qual terá a duração de 24 meses. Com isso, pretende-se contribuir não só para a preservação do acervo do AHMWL, mas também para a divulgação dos seus conteúdos e para a valorização do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da cidade de São Paulo.
|
|
fotos: Marina Marcondes Klafke
|