Mas não foi só contra a dissimulação que teve que lutar a fotografia. Forma-se muitas vezes sobre a terra uma espécie de fumaça tênue e azulada,
invisível de baixo para cima, mas que, vista do alto, assemelha-se a imenso véu estendido sobre a paisagem, prejudicando a nitidez dos detalhes e
tornando necessário o uso de lentes finíssimas. E na guerra a artilharia antiaérea obriga os aviões a planarem sempre à grande altura, de
modo que os aparelhos fotográficos são providos de grande foco para aproximar a objetiva. Isso faz com que certos aparelhos, com cerca de
dois metros de comprimento, mais se assemelhem a um canhão do que a uma máquina
fotográfica. Torna-se mesmo necessário o uso da telefotografia, que não é nem mais nem menos do que uma máquina fotográfica instalada no fundo de um um óculo de alcance.
Como a fotografia comum não dá ideia exata das dimensões, devido à perspectiva que aumenta o tamanho dos objetos próximos e diminui
o dos mais distantes, os aparelhos são calculados rigorosamente, para que as fotografias tiradas
de uma certa altura corresponda exatamente a uma determinada escala. Ainda mais, a máquina tem que fotografar ao mesmo tempo que a paisagem,
a posição de duas pequenas pendulas de vidro graduadas, que estão no interior da câmara escura e que indicam a inclinação
lateral e longitudinal do aeroplano no momento em que foi tirada a fotografia. Essas indicações, que são indispensáveis, têm por fim facilitar uma verdadeira
arte que é a restituição fotográfica e são obtidas por um engenhoso dispositivo formado por pequenas lentes que desviam os raios luminosos da objetiva.
Nas grandes alturas em que voam os aviões o frio é intenso, às vezes de 40 graus abaixo de zero, o que diminui a sensibilidade das
chapas, tornando-se necessário aquecer eletricamente o aparelho fotográfico. Existem também
dispositivos para evitar os fenômenos de condensação e tornar automática a substituição das chapas.
Porém a última palavra é o aparelho cronofotográfico que é sincronizado ao aeroplano e que comporta uma geratriz de corrente elétrica,
uma caixa de conexão e um comando mecânico. Dispondo-se as engrenagens do aparelho de
acordo com a altura e a velocidade do avião em relação ao solo, podem obter-se centenas de fotografias formando um único panorama.
Vistas animadas de 50 a 1.250 metros de altitude. Pela primeira vez um operador ousou registrar num filme completo.
Os aspectos novos, curiosos e originais das belezas do Rio de Janeiro. Glorioso documento reunindo a coleção de 14
ascensões: No Campo dos Afonsos, a partida — Os subúrbios e o Instituto de Manguinhos — Aspectos do cais do porto, arsenal, Ilha das Cobras –
O deslumbramento da baía e os vasos de guerra — Avenida Central, as ruas do centro, o
Monroe, os Arcos, etc — Dominando o cume do Corcovado e abrindo voo do Corcovado até o Pão de Açúcar. Topografia do
Flamengo, Glória, Botafogo, Copacabana e as demais avenidas à beira mar — Visões das ilhas Governador, Fiscal,
Enxadas, Viana e outras.
(O Estado de S.Paulo, 20 de novembro de 1921, p.13)